sexta-feira, novembro 11, 2011

Alimentação

A alimentação, é um dos itens mais necessários para o bem estar dos peixes. Esse, muitas vezes é o motivo de peixes perderem a cor, ficarem fracos, entre outros sintomas.
Uma alimentação adequada e balanceada pode prevenir mitas doenças, se comparado a um peixe com imunidade baixa.

Se um peixe for alimentado corretamente, dificilmente ficará abatido, ou com aparência fraca, e isso pode aumentar também sua expectativa de vida, aliado a alguns fatores básicos.
Todo peixe deve ter uma alimentação variada, se possível com alimentos vivos. Procure criar culturas de microvermes, artêmias, dáphnias, entre outros, para complementar a alimentação.
Devem ser oferecidas rações de qualidade, específicas para cada espécie, pois os valores nutritivos se diferem de uma para outra.
Para peixes com bocas pequenas (tetras, nano-peixes), o ideal são rações com flocos pequenos, ou até mesmo rações em pó.
Para essas espécies diminutas, nem todos os alimentos vivos podem ser oferecidos (verifique na lista abaixo).
Rações para peixes maiores, como jumbos, são á base de carne (são de alimentação basicamente carnívora), porém, preferem comer carne de boi mesmo (fígado e coração preferencialmente), as partes devem ser cozidas, para que não reste nenhuma bactéria.
Para bettas, tricogaster, colisa e paraíso, normalmente são oferecidas aquelas rações em bolinhas, que eu particularmente não gosto, pois os grãos são grandes para alguns peixes com boca menor. Esses não conseguem engolir o alimento. As de flocos,  pelo contrário, são devoradas rapidamente, e a única desvantagem é que podem sujar muito a água se não usadas corretamente.

- "Quantas vezes por dia devo alimentá-los?" Essa é uma dúvida que surge muito.
Você deve alimentar os peixes (a maioria) três vezes ao dia (manhã, tarde e noite. Alguns, apenas 2 ou até mesmo 1 vez por dia) e certificar-se que todos foram alimentados.
Os alimentos vivos, devem ser oferecidos toda semana, não todos os dias, pois contêm muita proteína, o que pode causar obesidade nos peixes. Podem ser usadas também, para complementar a alimentação diária, rações  á base de Artêmias, Spirulina e Tubifex, que também ajudam na variedade de alimentos.

Veja a lista de alimentos vivos (e complementares) e para quais tipos de peixes são indicados:

- Infusórios: Alevinos até 3 semanas de idade;
- Larvas de Mosquito: Peixes médios.
- Artêmias: Praticamente todos os peixes adultos. Os menores ou os alevinos, podem ser alimentados com os náupilos (filhotes).
- Dáphnias: Peixes menores, com bocas pequenas.
- Bloodworms: Peixes médios e grandes (até 20 cm).
- Tubifex: Peixes médios e grandes (até 20 cm).
- Microvermes: Peixes pequenos e alevinos.
- Enquitréias: Peixes, pequenos e médios (até 15cm) .
- Larvas do Besouro do Amendoim: Peixes médios e grandes.
- Tenébrios: Peixes médios e grandes (com mandíbulas fortes).
- Patês: peixes pequenos, médios e grandes.
- Pedaços de carne: Jumbos e Primitivos.
- Legumes e Vegetais: Peixes de fundo sugadores.

(essa lista é só para se ter uma base, pois nem todos os peixes são carnívoros, e aceitam determinado tipo de comida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário