quinta-feira, novembro 10, 2011

TPA: O que é e como fazer.

TPA (troca parcial de água) é a famosa "troca de água", que é fonte de muitas dúvidas e erros entre iniciantes.
Saber como proceder durante essa manutenção é um dos segredos para ter peixes e plantas saudáveis.



Primeiramente, não se deve nunca trocar toda a água do aquário. O correto é trocar apenas 30%, independente dos peixes presentes no aquário, enfeites ou qualquer coisa. Troque apenas 30% da água. E não é só porque o aquário possui um filtro que as trocas podem ser menos frequentes ou de menor volume.
Para fazer isso, não é necessário retirar os peixes, enfeites e muito menos lavar tudo com sabão (o que não deve ser feito jamais).
Desligue todos os equipamentos eletrônicos de dentro do aquário antes de fazer qualquer manutenção, para que nenhum se danifique.
Sifão
Depois, utilize um sifão para limpar os dejetos depositados no cascalho. Esse equipamento suga a água e a sujeira do aquário , então, retire os 30% sugando pelo sifão.
Depois de retirar todo os 30% da água, pegue a água para completar o retirado. Essa água deve estar sem cloro. Para retirar o cloro da água, coloque a quantidade que será usada para completar em recipientes, baldes, galões, ou algo do tipo e utilize anticloro, na proporção de 1 gota por litro, ou deixe descansar por 24 horas antes de colocar no aquário. Se quiser, outra opção são os condicionadores, que além de retirar o cloro, melhoram a qualidade da água.


Os vidros, devem ser limpos todo mês com um limpador magnético, porém se no aquário tiverem alguns caramujos, ottos ou cascudos, use o limpador de acordo com a necessidade.
Não deixe o aquário exposto á iluminação solar direta, pois isso é a causa da "água verde", que dá um certo trabalho na limpeza.
Os filtros (no caso dos externos), devem ter o refil trocado todo mês, e a manutenção deve ser feita todo ano.

Se ficou com alguma dúvida veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário