quinta-feira, novembro 10, 2011

Ciclagem, o que é e por que é tão importante.

Bom,  ciclagem, não é um bicho de sete cabeças, e não é difícil de fazer.
"Ciclagem" é o período em que o aquário fica funcionando, ainda inabitado, para que as bactérias nitrificantes se instalem, em sua grande maioria no filtro. Demora normalmente 1 mês, mas só está concluída realmente quando amônia e nitrato estiverem zerados.
Para saber qual é o nível de amônia e o de nitrato, use testes específicos encontrados em lojas de aquarismo, ou  pela internet.



Os testes devem ser feitos no mínimo 2 vezes por semana até zerarem e depois de completa, devem continuar a ser feitos, uma vez por semana durante primeiro mês e então, após estabilizar, apenas uma vez por mês, ou de acordo com a necessidade (se os peixes apresentarem algum comportamento estranho).
Durante esse período, deve ser feita uma TPA quando os parâmetros alcançarem o pico e uma após zerarem (aprenda a fazer uma TPA corretamente no próximo post).
As bactérias nitrificantes, transformam a amônia produzida pelas fezes dos peixes em nitrito e depois é transformado em nitrato, que é retirado com a TPA. Se as bactérias não estivessem presentes, a amônia seria acumulada, estando presente na água em enorme quantidade e como é tóxica aos peixes, poderia matá-los.
Elas se instalam nas mídias de filtragem biológica do filtro (siporax, anéis de cerâmica, perlon, etc). Então, quanto mais tipos dessa mídia, mais bactérias se instalarão.
No aquarismo devemos ser pacientes. Durante esse período, muitos ficarão ansiosos para colocar os peixes no aquário antes que a ciclagem termine, por isso, paciência é fundamental.

Um comentário: