quinta-feira, novembro 10, 2011

Como montar o aquário?

Muitos iniciantes têm dúvidas de como montar um layout no aquário e por isso, a maioria dos "primeiros aquários" têm um aspecto feio e artificial. Veja como montar um, aumentando o bem estar do animal.
Lembre-se: Um aquário deve reproduzir o habitat natural dos peixes, por isso, deve ser o mais natural possível, para que se sintam á vontade.

Os materiais necessários são:
- Aquário;
- Cascalho;
- Troncos, plantas, pedras, etc.
- Filtro;
- Bomba;
- Iluminação;
- Teste de pH;
- Teste de amônia;
- Teste de nitrato;
- Termostato;


Para decorar um aquário, primeiramente, opte por um cascalho que contraste com os peixes. Por exemplo: se a cor do peixe é clara (albinos, preteados, amarelos), opte por um cascalho escuro ou negro (basalto), se forem peixes escuros (pretos, cores fortes) opte por cascalho claro (areia, cascalho de rio).
Depois da escolha do cascalho, escolha os objetos de decoração. Para isso podem ser usadas plantas artificiais, naturais, pedras, troncos, enfeites.
Para que o aquário fique com um aspecto mais natural possível, prefira não usar enfeites "humanizados", como barquinhos, baús, e peixes de cerâmica, pois além de darem um aspecto feio, parecem "deslocados", no ambiente.
O filtro deve ser escolhido de acordo com a preferência do aquarista, existem vários tipos: FBF (filtro biológico, aquele que são placas no fundo do aquário), Filtro externo (o de mais fácil manutenção), filtro interno, filtro canister, de espuma, etc. Porém deve ter uma vazão de 5x o volume total do aquário (por ex.: aquário = 50L; filtro = 250l/h). Essa regra não vale para aquários de kinguios, que por serrem muito sujões, necessitam de um filtro com vazão de 10x o volume do aquário. Os filtros são o "coração do aquário", pois é onde se instala toda a biologia do aquário.
A bomba, como muitos pensam, não é o item mais fundamental do aquário, pois o filtro já faz uma leve aeração na água, então a vazão da bomba não necessita ser tão forte, já que serve somente para oxigenar a água.
O termostato, deve ser na proporção de 0,5 ou 1 watt por litro. Ele serve para manter a temperatura do aquário como seus peixes necessitam. Se eles necessitam 25ºC, selecione essa temperatura no aparelho e então, quando a temperatura baixar, ele vai começar a aquecer e quando chegar nessa temperatura vai parar.
Os aquecedores são bem mais baratos, realmente, mas esses, não param de aquecer até serem desligados da tomada, ou seja, se você não desligar a tempo, ele ferve a água, matando os peixes e se colocados ligados dentro da água, correm o risco de explodir.


Montagem :

O primeiro passo é deixar o tanque já posicionado no móvel onde vai ficar. Depois, espalhar o cascalho, posicionar os enfeites, plantar. Chegou a hora de encher, para isso, coloque um prato em cima do cascalho e jogue a água sobre ele, para que a força da queda d'água não tire as coisas do lugar.
Depois de cheio, coloque filtros e bombas para funcionar. Agora é hora de colocar os peixes, certo? Não, antes disso, existe um período que devemos deixar o aquário vazio (montado, mas sem peixes), para que bactérias nitrificantes se instalem no filtro. Esse período se chama ciclagem e é crucial para que os peixes vivam bem. Essas bactérias transformam a amônia, que é produzida pelos peixes em nitrito, que por sua vez, é transformado em nitrato e esse é eliminado nas TPAs (Trocas Parciais de água), mas falaremos de ciclagem no próximo post.
Após a montagem, e durante a ciclagem, devem ser feitos testes na água (amônia e nitrato). Faça os testes 2 vezes por semana, até que fiquem totalmente zerados, isso é sinal que as bactérias estão devidamente instaladas no aquário.
Esses parâmetros são tóxicos para os peixes, e então precisam ser eliminados totalmente. Eles começam zerados, atingem um pico e caem de novo, só assim a ciclagem está completa.
Quando a ciclagem estiver completa já por 2 dias e os parâmetros continuarem zerados, você pode arrumar o pH de acordo com o peixe.
Pesquise qual o pH adequado para o seu peixe, ou veja nesse post se você possui alguma das espécies listadas: http://allquarismo.blogspot.com/2011/11/ganhei-um-peixinho-saiba-se-preparar.html
Regule o pH exatamente como seu peixe precisa, pois é um parâmetro extremamente influenciável na saúde dele. Para aumentar o pH (alcalinizar), use pedras, pois a grande maioria têm essa consequência e para diminuir (acidificar), coloque troncos ou folhas secas. Lembre-se que tudo o que for da natureza e for para o aquário, deve ser tratado.
Após o pH regulado, pode começar a popular o aquário.Coloque de 2 em 2 peixes, em intervalos de 5 dias, pois se forem colocados todos de uma vez, a amônia subirá muito rapidamente, podendo causar suas mortes.
Prefira colocar os peixes mais resistentes primeiro e depois os mais sensíveis (invertebrados, peixes de fundo, peixes maiores, peixes menores por último). Em caso de peixes de cardume, é tolerável a adição de 5 peixes de uma só vez, pois esses peixes se sentem solitários quando estão em número menor que 5 indivíduos.
Antes de colocar eles no aquário, você deve fazer a adaptação. Coloque o saquinho com o peixe boiando na superfície , aberto, mas sem que as águas se misturem, por 15 minutos. Depois vá adicionando um pouco da água do aquário dentro do saquinho com o peixe, de 5 em 5 minutos, até completar 30 min. Então solte apenas o peixe e descarte a água do saquinho.
Aproveitem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário