terça-feira, janeiro 03, 2012

Cascalho: Qual escolher? qual a diferença entre eles?

No mercado, temos vários tipos de cascalho, e muitas vezes é comum o aquarista escolher um cascalho que não   seja o adequado para sua montagem, pelos parâmetros da água e também por estética.
Veja os vários tipos de cascalho:





Laterita


Essa é a famosa laterita. Muito usada em plantados, com a função de fornecer ferro ás plantas. Ela é usada junto ao substrato fértil (camada abaixo do cascalho -falaremos disso depois-). Esse tipo de "pedra", "cascalho", ou como quiser chamar, não é aconselhável ficar em contato direto com a água, ou seja, não pode ser a camada superior, pois sua grande concentração de ferro pode causar algum problema á algumas espécies de peixes, principalmente as mais frágeis. Não altera o pH.

___________________________________________________________________________

Basalto


O basalto, ou "cascalho negro", é bastante usado em montagens plantadas pelo seu ótimo contraste com o verde das plantas.
Esse é um cascalho "externo", é para ser usado na camada mais superior.
Esse tipo de cascalho também é rico em ferro, porém, não se têm nenhum relato de que possa afetar os peixes. Ele não altera o pH.




___________________________________________________________________________

Cascalho de rio


O cascalho de rio é bastante usado em montagens para kinguios e aquários não-plantados, por ser um cascalho que não "segura" muito bem as plantas e por alcalinizar a água.
Esse cascalho, como todos os outros pode ter várias granulometrias (tamanho dos grãos), e é para ser usado na camada externa do substrato (em contato com a água).
Não é aconselhável o uso desse cascalho em aquários ácidos, pois aumenta muito o pH.


___________________________________________________________________________

Areia de construção
A areia é um ótimo "cascalho", por ser acessível e ter um ótimo resultado, em diferentes tipos de montagem.
Tanto comunitários, beteiras, plantados, etc. podem utilizar esse tipo de "cascalho". A areia alcaliniza um pouco a água, mas pode ser resolvido rapidamente, pois sua função "alcalinizadora" não é tão forte quanto a do cascalho de rio.
É usada também, como camada inerte (acima do substrato) para que os nutrientes não entrem em contato com a água, e "segura" bem as raízes das plantas. Eu recomendo !

___________________________________________________________________________

Aragonita


Aragonita é um cascalho composto de carbonato de cálcio, e é um grande "alcalinizador", indicado para montagens marinhas e para ciclídeos africanos.
Pode ser usado em aquários de água muito ácida, em pequena quantidade no filtro, para aumentar o pH.
É para ser usada na camada mais externa , em contato com a água.




___________________________________________________________________________


Conchas moídas

Com funções extremamente alcalinizantes, deve der usado em montagens marinhas ou para ciclídeos africanos.
Não pode ser usada em montagens ácidas, por elevar demais o pH. é recomendado apenas em mínimas quantidades no filtro para aumentar pHs muito ácidos.



___________________________________________________________________________

Pedrinhas coloridas
O mais famoso dos "cascalhos" (se é que pode ser considerado um cascalho) por ser usado em infinitas beteiras minúsculas e indicados para crianças.
Essas pedrinhas bonitinhas de aparência alegre são
a sentença de morte para qualquer peixe mantido em um aquário com esse tipo de cascalho (principalmente bettas e kinguios), por soltar tinta, que é tóxica para eles.
Esse cascalho não é recomendado para nenhum tipo de aquário, apenas em vasos de plantas, para decoração.
Por favor, você, se for montar um aquário ou dar de presente, coloque                                      x                                                       areia, que é bem mais barato, e não matará o peixe.
___________________________________________________________________________

Lembre-se que tudo o que for colocar no aquário deve ser previamente lavado e fervido, para que não contenha nenhuma bactéria ou fungo nocivo á saúde dos peixes.

Como tratar areia de construção:  http://www.forumaquario.com.br/portal/como-tratar-areia-de-construcao/ (faça esse processo com todo o tipo de cascalho).

12 comentários:

  1. adm, como o cascalho nao se mistura com a agua?

    cascalho é mais pesado, e o humus deixa a agua com aspecto de chá

    o filtro cristalina a agua em qnts dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso, não é o cascalho que se mistura com a água, é a camada fértil (abaixo da camada inerte - cascalho propriamente dito). O húmus e o substrato fértil industrializado, possuem nutrientes, para as plantas, que se entrarem em contato com a água, vão causar um 'boom' de nutrientes, tornando o aquário propício para algas de todos os tipos e até prejudicando alguns peixes.

      Depende da quantidade de cascalho (no caso, os que mais "sujam", são areia e aragonita), mas no máximo em 4 dias. No caso do marinho de uma amigo, o aquário ficou cristalino logo no dia seguinte.

      Excluir
  2. Qual você recomendaria? O melhor estou querendo optar pelo basalto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny,
      Eu gosto particularmente da areia, pelo fato de ser fina e dar um ar mais natural para o aquário, mas aí depende do gosto do aquarista e também das espécies que vão na montagem. Se você gostar do contraste do preto com o verde das plantas, opte pelo basalto, se prefere uma representação mais fiel de um habitat, sugiro que opte pelo basalto.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pergunte novamente!

      Excluir
  3. olá boa noite queria saber qual cascalho é melhor pro meu aquário de 100 litros eu pretendo criar acará bandeira , neon e mato grosso eu tenho o de rio é recomendado eu usar o de rio? eu gostei muito desse basalto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Você pode usar o cascalho de rio sim, mas desde que ele não deixe seu pH alcalino demais. Para essas espécies o mais adequado é um pH por volta de 6.8. Se tiver problemas com o pH usando o cascalho de rio, troque por basalto, já que você gostou e ele tem a vantagem de não alterar o pH.
      Espero ter sanado algumas dúvidas :)

      Excluir
  4. Boa noite, tenho um aquario de uns 80 Litros, to querendo fazer ele tipo Plantado.
    Mas nao sei quais as "terras" (cascalhos) comprar, tem como me dizer em sequencia de baixo pra cima quais dessas eu preciso no minimo para montar o meu Aquário? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo,
      Normalmente usa-se laterita , seguida de substrato fertil ou humus de minhoca tratado e como camada inerte o cascalho de sua preferência.

      Excluir
  5. tenho um aquário com cascalho de filtro de piscina preciso saber se este tipo de cascalho é bom.

    se eu colocar terra no meu aquário quantos quilos de terra sera necessário , ele possui 70cm de comprimento por 33 de largura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,
      Pode usar areia de filtro sem problemas.
      Em relação à terra, você precisa de mais ou menos 5kg

      Excluir
  6. estou montando meu aquário de 900 litros de água doce com papagaio, oscar, arraia e surubim, qual tipo de cascalho coloco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wander-Hauf,
      Os ciclideos e o bagre não são muito exigentes em relação ao cascalho, porém como você vai manter arraias, o melhor é usar alguma areia já que elas sim são exigentes e gostam de se enterrar.

      Excluir